História

RESENHA HISTÓRICA

Muito pouco se conhece sobre a história, fundação e atividade assistencial da Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, uma vez que o Arquivo Histórico da Misericórdia é muito pobre, e pela pesquisa que foi efetuada verifica-se que os primeiros documentos existentes constituem escrituras de foros datados de 1635.

O ponto de partida da sua existência, encontra-se na verga da porta contígua à fachada da igreja, onde existe uma pedra comemorativa de fundação de um hospital, cuja inscrição grosseira, de letras mal desenhadas, e de ortografia defeituosa, pode ler-se com dificuldade a seguinte inscrição:

“ESTE ESPITAL MANDOU FAZER DIº PINCHO ESCUDEIRO DE LOPO FRZ GAGO MÔR EM ESTE LUGAR DESTOMBAR A 18 DE ABRIL DE 1531”.

O Livro “As Misericórdias do Algarve”, decifra esta inscrição como sendo,

“Este hospital mandou fazer Diogo Pincho, escudeiro de Lopo Fernandes Gago, morador em este lugar de Estômbar, a 18 de Abril de 1531”

De acordo com os autores “ Da pobreza deste hospital, dá-nos indicação outro inventário mais antigo (1781), onde se mencionam só seis lençóis para pobres, um enxergão e uma manta”.

Segundo os mesmos autores, ao se referirem à Misericórdia de Estômbar, não identificam qualquer atividade de carácter assistencial desenvolvida pela Instituição, fazendo uma descrição arquitetónica dos edifícios, e por falta de elementos fazem uma referência vaga sobre a sua história.

A data de 18 de Abril de 1531 tem vindo a ser dada como a da sua fundação, todavia, pelo facto de nesta data já ter sido “ inaugurado ” o hospital,  presume-se que a Misericórdia de Estômbar tenha sido fundada no início do século XVI acompanhando a fundação das primeiras Misericórdias Portuguesas.

Captura de ecrã 2016-08-04, às 11.41.55

ATUALIDADE

À data de 1995 esta Misericórdia encontrava-se inativa e sem qualquer atividade permanente. Servindo apenas a sua Igreja para os velórios da população das freguesias de Estômbar e Parchal.

No ano de 2000 foi dado início à construção de um edifício para Lar de pessoas acamadas com capacidade para 32 camas e, ainda com capacidade para funcionar com Centro de Dia para 30 utentes e Serviço de Apoio Domiciliário para 50 utentes.

A obra foi concluída em 2004 e, só foi possível graças ao acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Faro e com a Câmara Municipal de Lagoa que comparticiparam financeiramente na construção e no equipamento, tendo também recebido apoios pontuais da Junta de Freguesia de Estômbar, das freguesias do concelho, de algumas empresas e de pessoas anónimas.

O equipamento começou a funcionar com a abertura do Serviço de Apoio Domiciliário em Outubro de 2004, o Lar de Acamados com 16 camas no 1º. Andar em Novembro de 2005, uma Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção também com 16 camas no 2º. Andar em Fevereiro de 2007 e, o Centro de Dia em Maio de 2007 com 15 utentes.

Entretanto, em Agosto de 2008, o então Lar de Acamados foi convertido em Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção.

Na presente data a Santa Casa da Misericórdia de Estômbar tem a funcionar os seguintes serviços:

  • Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção com 32 camas
  • Serviço de Apoio Domiciliário a funcionar todos os dias da semana e feriados
  • Centro de Dia
  • Cantina Social
  • Apoio Alimentar a pessoas carenciadas das freguesias de Estômbar e Parchal
  • Igreja

Para o cumprimento da missão, para além da comparticipação financeira dos utentes, a Instituição tem acordos de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Faro, com a Administração Regional de Saúde do Algarve, e com a Câmara Municipal de Lagoa. Recebe também apoio anual da Junta de Freguesia de Estômbar.

Captura de ecrã 2016-08-04, às 11.44.55