A Unidade de Longa Duração e Manutenção da Misericórdia de Estômbar, tem capacidade para 32 camas de internamento. Nesta resposta a Instituição tem celebrado Contrato-Programa com a Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P. e com o Instituto de Segurança Social, I.P., através do Centro Distrital de Faro.
A Unidade de Longa Duração e Manutenção da Misericórdia de Estômbar, é uma resposta integrada da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). Presta cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial e, a sua intervenção é dirigida a pessoas que, independentemente da idade, se encontram em situação de dependência temporária ou permanente, nomeadamente, com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, em regime de internamento de longa duração, de acordo com disposto no artigo 17º. do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de junho. Tem como objetivo fundamental contribuir, numa perspetiva integrada, para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa, proporcionando-lhe cuidados conducentes à estabilização clínica, à prevenção e retardamento da situação de dependência. E, assim, contribuir para o processo ativo e contínuo de recuperação e manutenção global dos seus utentes.
Os cuidados e serviços prestados são assegurados por uma equipa multidisciplinar que trabalha de acordo com os objetivos propostos em reunião de equipa, de acordo com um plano individual de intervenção das necessidades de cada utente.
E, neste contexto é assegurado, designadamente:
- Atividades de manutenção e de estimulação;
- Cuidados de enfermagem diários de 24h;
- Cuidados médicos;
- Prescrição e administração de fármacos;
- Apoio psicossocial;
- Controlo fisiátrico periódico;
- Cuidados de fisioterapia, e de terapia ocupacional;
- Animação sociocultural;
- Higiene, conforto e alimentação;
- Apoio alimentar sob a direção de um dietista;
- Apoio no desempenho das atividades de vida diária;
- Apoio nas atividades instrumentais de vida diária;
- Farmácia sob a direção de um farmacêutico.
A admissão de utentes – são admitidas na Unidade as pessoas, os doentes, referenciados pela Equipa Coordenadora Local (ECL) do ACES Barlavento sediado no Centro de Saúde de Silves.
O período de internamento é superior a 90 dias consecutivos. Todavia, em situações temporárias decorrentes de dificuldades de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, o período de internamento pode ser por tempo inferior ao previsto, até ao limite de 90 dias por ano.