O Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia tem capacidade para 50 clientes/utentes. O Protocolo celebrado com a Segurança Social abrange 33 utentes.
O Serviço de Apoio Domiciliário é a resposta social que proporciona um conjunto de serviços que permite a permanência do utente no seu meio, retardando ou evitando a institucionalização desnecessária, decorrente de situações de dependência, quase sempre muito mais penosa para as pessoas. Com a perspetiva de colmatar as necessidades de cada um e, permitir a sua permanência no domicílio, o Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia, presta o serviço todos os dias da semana e feriados, fornece as duas principais refeições (almoço e jantar) com as respetivas duas deslocações ao domicílio e, quando necessário, auxilia na toma das refeições e presta apoio e orientação na toma de medicamentos prescritos pelo médico e faz o controlo da diabetes aos utentes com esta patologia, administra insulina, o que faz, que por vezes, o Serviço se desloque diariamente 3, ou 4 vezes à casa do utente.
Esta resposta social da Misericórdia é ajustada de acordo com as condições particulares de cada um dos utentes, esforçando-se para garantir a conjugação de bem-estar, dignidade, individualidade e valores de cada destinatário. Neste contexto, além dos cuidados e serviços básicos, o Apoio Domiciliário assegura um conjunto específico de serviços, nomeadamente:
- Acompanhamento ao exterior para consultas médicas;
- Compras de bens e de géneros necessários ao dia-a-dia, compras de medicamentos e pagamentos de serviços;
- No âmbito da socialização alguns utentes participaram nas atividades realizadas na Sede da Instituição, nomeadamente, na ginástica direcionada à pessoa idosa, nas datas festivas marcantes e nas Missas mensais na Igreja da Misericórdia;
- A Animadora acompanha alguns utentes nas suas residências, em atividades lúdicas e incentiva os utentes para vários passeios e saídas que a Misericórdia proporciona ao longo do ano.
O Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia colabora e trabalha em cooperação com a Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) da UCC D’Alagoa – Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Lagoa.